Pronatec 2016,2017 Inscrições, Cursos e Vagas



Pronatec 2016,2017 Inscrições, Cursos e Vagas Estudar é hoje em dia uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa e isso todo mundo sabe, até porque sem estudo fica muito difícil encontrar um bom emprego.[tooltip id=”8fa2c7a7307b9c0f4a734794f3b99a4f”] [/tooltip]É pensando nisso que o Governo federal criou uma série de programas educacionais.

Os programas educacionais tem como objetivo principal aumentar e facilitar o acesso aos cursos técnicos, de qualificação profissional e também os cursos de graduação. Normalmente os programas são voltados para pessoas de baixa. O Pronatec[tooltip id=”8fa2c7a7307b9c0f4a734794f3b99a4f”] [/tooltip](Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)[tooltip id=”8fa2c7a7307b9c0f4a734794f3b99a4f”] [/tooltip]é um dos programas mais importantes criados pelo Governo.

O Pronatec é o responsável por disponibilizar milhares de vagas para jovens de baixa renda nos melhores cursos técnicos e de qualificação profissional. Confira tudo a respeito doPronatec 2016, cursos, vagas, inscrições e muito mais.

Saiba mais Informações, acesse: Vagas Sisu 2016

O Pronatec foi criado em 2011 e desde então vem beneficiando milhares de jovens de baixa renda em todo o país. As inscrições para o Pronatec 2016 e 2017 podem ser feitas através da internet ou, dependendo da instituição de ensino, na própria secretaria da instituição.

Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e o jovem ou adulto que quiser participar do processo seletivo não precisa se preocupar com nenhum tipo de custo, nem mesmo o da matrícula na instituição de ensino, ou do material escolar, uniforme e etc.No portal oficial do[tooltip id=”8fa2c7a7307b9c0f4a734794f3b99a4f”] [/tooltip]Pronatec[tooltip id=”8fa2c7a7307b9c0f4a734794f3b99a4f”] [/tooltip]é possível conferir muitos cursos e também fazer a inscrição para os cursos que estão com vagas abertas, basta acessar o seguinte link http://pronatec.mec.gov.br/. As inscrições para o Pronatec 2016 ainda não começaram, mas vale lembrar que muitas instituições de ensino fazem vários processos seletivos ao longo do ano.

O Pronatec é um programa aberto a todos os brasileiros. Porém, a prioridade do Pronatec é disponibilizar vagas para pessoas de baixa renda, alunos de escola pública (ou de escola particular, mas na condição de bolsista integral da própria escola), pessoas desempregadas e também beneficiários de programas de transferência de renda, como é o caso do programa Bolsa Família.

Para se inscrever é preciso ter em mãos todos os documentos pessoais, como RG, CPF, comprovantes de renda, residência, carteira de trabalho e fotos 3×4.

Lembrando que menores de 18 anos só podem fazer a inscrição acompanhados pelos pais ou responsável. Após fazer a inscrição para o curso desejado a instituição deverá fazer um processo seletivo para que assim sejam selecionados todos os alunos que irão ocupar as vagas disponíveis.

Saiba mais Informações, acesse: Sisutec 2016 inscrições

Cursos Pronatec 2016

Pronatec 2016,2017 Inscrições, Cursos e Vagas

Pronatec 2016,2017 Inscrições, Cursos e Vagas

O Pronatec ficou bastante conhecido e acabou se tornando muito importante hoje em dia graças a enorme variedade de cursos ofertados pelas instituições parceiras. São cursos de qualificação profissional e cursos técnicos, ambas as modalidades preparam o estudante para o mercado de trabalho.

O Pronatec disponibiliza cursos para quem está cursando o ensino médio e também para quem já acabou os estudos. O Pronatec não exige que o candidato tenha feito o Enem para poder se inscrever para os cursos. São duas modalidades de cursos,[tooltip id=”8fa2c7a7307b9c0f4a734794f3b99a4f”] [/tooltip]é o Curso técnico de longa duração e o de curta duração, entenda como funciona cada um deles.

Saiba mais Informações, acesse: Enem 2016[tooltip id=”8fa2c7a7307b9c0f4a734794f3b99a4f”] [/tooltip]– Inscrições, prova, expectativas

Pronate (Imagem: Divulgação)

– Curso técnico de Longa Duração

Os cursos técnicos de Longa Duração são feitos para o jovem que já concluiu o ensino médio ou que ainda está matriculado no ensino médio. São cursos que possuem uma duração mínimo de 1 ano onde o aluno vai ter conhecimentos teóricos e práticos que vão preparar para o mercado de trabalho em várias áreas diferentes de atuação.

– Curso Técnico de Curta Duração

Os cursos de curta duração do Pronatec são voltados para a formação inicial e continuada, qualificando profissionalmente estudantes, trabalhadores e beneficiados de programas sociais, são cursos de até 2 meses de duração e preparam o estudante para o mercado de trabalho através de aulas praticas.

Cursos Pronatec

Os cursos do Pronatec acontecem em escolas públicas, federais, estaduais e municipais, além das instituições do Sistema S como Senai, Senac, Senat e Senar. Instituições de ensino superior privadas e instituições de educação profissional técnica também são parceiras do Pronatec.

Os cursos do Pronatec abrangem os seguintes eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo e Hospitalidade e Lazer.

Vagas do Pronatec 2016

A cada ano o número de vagas liberadas pelo Pronatec aumenta bastante. Isso acontece graças ao fato de que cada vez mais instituições estão fazendo parceria com o Pronatec e disponibilizando mais vagas, além é claro do Governo Federal que trabalha bastante para aumentar a cada ano o número de vagas do Pronatec.

Isso porque o mercado de trabalho vem sentindo bastante dificuldade na hora de contratar novos profissionais e com o pronatec essa dificuldade diminuiu bastante.

A expectativa é que para 2016 o Governo federal invista cerca de R$14 bilhões para os cursos do Pronatec e isso vai fazer com que o número de inscritos chegue nos 8 milhões. Por isso o número de vagas poderá aumentar bastante para o Pronatec 2016.

Pronatec 2016 (Foto: Divulgação)

São vagas para mais de 200 cursos técnicos e mais de 640 cursos de qualificação profissional. As vagas para os cursos do Pronatec são disponibilizadas em mais de 3.200 municípios.

Cursos Pronatec mais Procurados

Os cursos do Pronatec são feitos especialmente para preparar o estudante para o mercado de trabalho. Os candidatos podem escolher entre várias opções de cursos e assim encontrar aquele que mais se enquadra com o perfil do estudante.

Então para escolher os cursos do Pronatec basta ver o que mais você gosta de fazer, ou seja, se é mexer com computador, ou com alimentos, ou com vendas, saúde e etc.

Os cursos mais procurados pelo pronatec são:
• Técnico em informática
• Técnico em controle ambiental
• Técnico em auxiliar administrativo
• Técnico em Farmácia
• Técnico em Análises Clínicas
• Técnico em Enfermagem
• Técnico em Segurança do Trabalho
• Técnico em Guia de Turismo
• Técnico em Eventos
• Técnico em Cozinha.

Essas são apenas alguns dos cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec. Com o Pronatec o estudante pode escolher entre vários cursos de qualificação profissional como, por exemplo, os cursos de Comunicação, Informática, Design, Moda, Eventos e lazer, Técnico em edificações, Técnico em panificação, Técnico em design de interiores, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agropecuária e Técnico em Prótese Dentária, Turismo, Hotelaria, Pedreiro e muitos outros.

A variedade de cursos é bastante grande e os cursos são de qualidade excelente, é exatamente por isso que cada vez mais o Pronatec é considerado como sendo o melhor programa educacional do país e acaba sendo reconhecido mundialmente também.

Guia Pronatec

Através do Guia Pronatec é possível entender tudo a respeito do programa de forma mais rápida e fácil e isso é muito importante para quem deseja se inscrever para os cursos Pronatec. Então vamos lá, primeiramente é preciso entender que o Pronatec disponibiliza apenas vagas para cursos técnicos e de qualificação profissional e não para cursos superiores.

O objetivo do pronatec é preparar de forma mais rápida o estudante para o mercado de trabalho, por isso os cursos são de duração menor do que os de graduação. Para o ano de 2016 o pronatec vai aceitar as bolsas de estudo para os cursos da categoria EAD (Ensino à distância). Outro ponto importante é que os jovens de baixa renda tem prioridade na hora de concorrer as vagas disponíveis.

Pronate (Imagem: Divulgação)

Os cursos são ministrados em todo o país, mas cada instituição possui determinados cursos, então pode ser que o curso que você não deseja não tenha na sua cidade, mas com certeza terá um parecido e na mesma área.

Nos cursos do Pronatec o aluno tem acesso a aulas teóricas e práticas, são as aulas práticas que preparam o jovem com mais rapidez para o mercado de trabalho. As inscrições, dependendo da instituição, pode acontecer ao longo do ano e os cursos duram de 2 meses e 2 anos, dependendo do estilo de curso que você se inscrever.

Para conferir maiores informações sobre os cursos é só acessar o site das instituições parceiras ou então se preferir é só acessar o portal oficial do Pronatec.

Saiba mais Informações, acesse:  Cursos gratuitos Pronatec Campinas, SP 2016 inscrições

Pronatec Senai e Senac

O Senai e Senac são as maiores parceiras do Pronatec desde 2011. Tanto o Senac como o Senai estão presentes em praticamente todo o país e eles contam com o maior número de jovens inscritos e matriculados através do Pronatec.

Não deixe de ir até o Senai ou Senac mais próximo e conhecer todas os cursos e as instalações. Veja um pouco mais sobre cada uma das instituições e também sobre os cursos mais procurados em cada uma delas.

Pronatec Senai

O total de 47% das inscrições do Pronatec são para o Senai. São 234 cursos oferecidos na instituição que está presente em mais de 800 unidades em todo o país. Alguns dos cursos mais procurados são:
Construção Civil;
• Informática;
• Segurança do Trabalho;
• Mecânica;
• Panificação;
• Empreendedorismo
• Eletrônica;
• Almoxarife;
• Auxiliar Administrativo;
• Auxiliar de Crédito e Cobrança;
• Auxiliar de Faturamento;
• Agente de Informações turísticas;
• Bartender;
• Costureiro;
• Ilustrador;
• Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais;
• Manutenção de Motocicletas;
• Padeiro;
• Pedreiros de Alvenaria;
• Auxiliar de Operações em Logística;
• Auxiliar de Tesouraria;
• Balconista de Farmácia;
• Camareira em Meios de Hospedagem,
• Operador de Caixa;
• Recepcionista;
• Representante comercial
• Comunicação Visual
• Desenho Construção Civil
• Eletromecânica
• Logística
• Manutenção Automotiva
• Meio Ambiente
• Petróleo e Gás
• Química
• Rede de computadores
Acesse o portal do Senai Pronatec e confira muito mais sobre a instituição e a parceria com o Pronatec http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/voce-na-industria-home/.

Pronatec Senac

O Senac, ao lado do Senai é outra instituição com mais alunos matriculados pelo Programa educacional. É possível fazer a inscrição online para os cursos do Pronatec no Senac.

O senac também está presente em diversos municípios do país e conta com uma enorme variedade de cursos de qualificação profissional.

Para conferir os cursos a dica é acessar o portal do Senac do seu município, as inscrições também podem ser feitas no site do Senac do seu município ou então pessoalmente na própria instituição. veja algumas das opções disponíveis:
• Pedreiro,
• Encanador,
• Eletricista
• Manutenção Automotiva
• Mecânica
• Transporte de Cargas
• Soldador
• Usinagem
• Comunicação
• Curso de Petróleo e Gás
• Comunicação
• Gestão
• Comércio
• Informática
• Design
• Moda
• Eventos e lazer
• Gastronomia
• Turismo
• Hospedagem
• Saúde
• Segurança
• Beleza e estética
• Restaurante
• Idiomas
Acesse o portal oficial do Senac Pronatec e confira tudo sobre o programa e seus benefícios http://www.senac.br/programas/pronatec.aspx.

Pronatec Jovem Aprendiz

O Pronatec Jovem Aprendiz é o responsável por inserir o jovem no mercado de trabalho. Com o programa o jovem tem a oportunidade de estudar e conseguir conquistar o primeiro emprego na área do curso escolhido.

O programa dá prioridade aos jovens de baixa renda matriculados em escola da rede pública e também para os jovens que vivem em situações de vulnerabilidade.

Saiba mais Informações, acesse: Maricá – RJ Pronatec 2016

Pronate Aprendiz (Imagem: Divulgação)

O número de vagas deve aumentar bastante em 2016, isso porque graças ao Pronatec Jovem Aprendiz as micro e pequenas empresas vão poder contratar os jovens e ainda ter uma redução de custos, isso porque a certificação será custeada pelo próprio Pronatec e não mais pela empresa que contratou o jovem aprendiz.

Para se inscrever no Pronatec Jovem Aprendiz é necessário saber quais as empresas da sua cidade que vão participar do programa, na prefeitura da sua cidade você poderá acesso a uma lista com as vagas disponíveis.
Os documentos necessários para fazer a inscrição no Pronatec Jovem Aprendiz 2016 são os seguintes:
• Documento de Identidade
• CPF
• Foto 3×4
• Comprovante de renda familiar
• Histórico Escolar
• Comprovante de residência.

Então se você vai completar 15 anos no ano que vem ou se deseja se qualificar profissionalmente e já conseguir ter o primeiro emprego essa é com certeza sua melhor chance. Não deixe de fazer a inscrição na prefeitura da sua cidade.

Saiba mais Informações, acesse: Resultado Enem 2015

Vale lembrar que as expectativas para o Pronatec Jovem Aprendiz 2016 são excelentes e isso se deve ao fato de que o Brasil será a sede das Olímpiadas, ou seja, será necessário ter bastante jovens qualificados inseridos no mercado de trabalho e o Pronatec Jovem Aprendiz vai ajudar bastante nisso. Essa é sua chance de se qualificar profissionalmente em uma área e já conseguir um emprego na área desejada.

Pronatec 2016 e 2017

O Pronatec 2017 vai continuar com uma grande ofertas de cursos, porém ainda não sabemos a quantidade de cursos e locais disponíveis que ofertarão os cursos do pronatec. No entanto, você pode ter acesso a esses dados através do site oficial do Proantec:http://portal.mec.gov.br/pronatec[tooltip type=”box” html=”Entrada de seu conteúdo aqui” box_background_color=”#eeeeee” box_opacity=”0.95″ box_padding=”10″ box_border_color=”#3F3F3F” box_border_width=”1″ box_border_radius=”0″ id=”8fa2c7a7307b9c0f4a734794f3b99a4f” /]

Pronatec 2016,2017 Inscrições, Cursos e Vagas
Classifique o conteudo de 1 a 5

Leave a Reply

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE