O armazenamento ilimitado de backups das conversas do WhatsApp no Google Drive está prestes a terminar. A versão Beta mais recente do aplicativo para Android começou a mostrar um aviso informando que, nos próximos meses, os backups ocuparão o espaço de armazenamento da conta Google.
Essa mudança já era esperada, uma vez que tanto a Meta (empresa-mãe do WhatsApp) quanto o Google confirmaram anteriormente a intenção de implementá-la. Em novembro, o WhatsApp anunciou que o fim do armazenamento ilimitado ocorreria em dezembro na versão Beta do aplicativo, mas isso ainda não aconteceu.
Atualmente, as conversas do WhatsApp no Android podem ser armazenadas no Google Drive sem consumir o espaço disponível na conta.
Com a alteração planejada no sistema de backup do aplicativo, será necessário ficar atento ao tamanho dos arquivos, especialmente os vídeos compartilhados nas conversas.
A conta gratuita do Google oferece 15 GB de espaço para uso nos serviços da empresa, como Gmail, Fotos e Drive.
Então o que fazer para não ocupar tanto espaço no backup do Whatsapp?
- Uma das soluções é apagar aqueles vídeos compartilhados que na verdade só fazem sentido naquele momento, principalmente vídeos de mêmes que ocupam muito espaço, principalmente para quem faz parte de grupos, deixe desativado a opção de “baixar as imagens e vídeos automaticamente” nesses grupos.
- Outra opção como alternativa, para os usuários de Android é assinar o Google One para obter mais espaço de armazenamento, com planos a partir de R$ 7,99 por mês e 100 GB de espaço ou R$38,99 por 2TB, e se optar por pagar o plano anual tem 16% de desconto.
*Lembrando que esses valores são na data de hoje 29 de Abril de 2024
- Uma opção é desativar o backup das conversas do WhatsApp para evitar ocupar espaço no Google Drive. No entanto, ao fazer isso, você perderá a capacidade de restaurar o histórico de conversas da nuvem em caso de troca de celular ou reset do aparelho.
A mudança no sistema de backup do WhatsApp para Android ainda não tem uma data confirmada para ocorrer na versão estável do aplicativo. Enquanto isso, no iOS, os backups do WhatsApp já ocupam espaço no iCloud da conta Apple.