MKV e MP4 sao 2 de muitos formatos existem para exportar um projeto de edição de vídeo. Mas qual tipo de arquivo para extrair vídeos de discos ou converter um conjunto de arquivos de vídeo para um único formato. MP4 e MKV são dois dos formatos de arquivo de vídeo mais utilizados, porém suas diferenças não são imediatamente evidentes.
Se você está tentando determinar qual é mais adequado para suas necessidades ou qual versão de um arquivo deveria baixar, é importante estar ciente de algumas questões fundamentais.
O que é MKV?
O Matroska Multimedia Container (MKV) foi criado para substituir o formato AVI. A palavra “container” é fundamental aqui, pois indica que o Matroska Video é, na verdade, um recipiente que pode conter diversos formatos de codec de vídeo e áudio.
Um “codec” (abreviação de codificador/decodificador) é um algoritmo que descreve como os dados de vídeo e áudio são representados. Diferentes codecs têm diferentes níveis de perda de qualidade e compressão de tamanho.
O nome “Matroska” vem do russo Matryoshka, as tradicionais bonecas russas que se encaixam umas nas outras. Isso é uma analogia à característica mais marcante do MKV: sua capacidade de conter múltiplos fluxos de mídia simultaneamente. Ou seja, um único arquivo MKV pode incluir várias faixas de vídeo, áudio e legendas, além de suportar metadados como capítulos e menus.
Por exemplo, você pode ter uma faixa de vídeo com anotações e outra sem, ou uma faixa com conteúdo censurado e outra sem. Pode também ter faixas de áudio em vários idiomas, ou faixas estéreo e surround em um único arquivo. Além disso, é possível misturar codecs, tendo uma faixa de áudio em AAC e outra em MP3. O MKV suporta praticamente qualquer codec de vídeo e áudio.
Uma vantagem importante do MKV é que ele é um formato de arquivo aberto, o que significa que não requer o pagamento de taxas de licenciamento para que softwares ou dispositivos de reprodução o suportem.
O que é MP4?
MP4 é a abreviação de MPEG-4 Part 14. É um formato de container baseado no formato MOV do QuickTime da Apple. Embora o MP4 seja semelhante ao QuickTime, ele possui requisitos e recursos mínimos especificados que o QuickTime não possui. Por exemplo, o formato QuickTime suporta alguns codecs, como o áudio sem perdas FLAC, que o MP4 não suporta.
Enquanto um iPhone reproduzirá arquivos nos formatos MP4 e QuickTime sem problemas, você não pode reproduzir arquivos MOV em um telefone Android sem convertê-los primeiro ou baixar um aplicativo de reprodução especializado. Além disso, os arquivos QuickTime podem conter dados de vídeo e áudio em MP4, mas também podem incluir DRM (Digital Rights Management, Gerenciamento de Direitos Digitais) para garantir que apenas o proprietário licenciado da mídia possa reproduzi-la.
O MP4 suporta vários codecs de vídeo, incluindo HEVC, H.264, MPEG-4, MPEG-2 e MPEG-1. Além disso, ele suporta os codecs de áudio AAC, MP3 e vários codecs de áudio sem perdas. Os arquivos MP4 também podem suportar legendas no formato 3GPP.
É importante notar que o MP4 é um formato proprietário e pode atrair taxas de licenciamento para quem deseja criar um dispositivo ou aplicativo de reprodução.
MKV e MP4 Veja o comparativo entre os formatos
Fiz aqui alguns comparativos para que você possa entender e se orientar a escolher qual arquivos adodar em seus trabalhos ou projetos, ou até mesmo nos seus vídeos familiares.
Qualidade de Vídeo e Áudio: MKV Vence
Como mencionado antes, tanto o MKV quanto o MP4 são tipos de formatos para guardar vídeos e áudios. Se você usar o mesmo tipo de compressão (por exemplo, AVC/H.264) e configurações de qualidade com ambos os formatos, a qualidade será a mesma. Os formatos de compressão que você escolher são os que realmente fazem o trabalho de tornar os vídeos e áudios menores.
A qualidade de um vídeo não depende apenas do tipo de compressão que você usa. Outros fatores, como a quantidade de dados por segundo (bitrate), a resolução, a quantidade de imagens por segundo (frame rate) e a profundidade de cores, também têm um papel importante. O MKV suporta tipos de compressão que geralmente oferecem melhor qualidade do que os disponíveis para o MP4.
O mesmo acontece com os formatos de áudio suportados. Alguns formatos têm melhor qualidade técnica do que o MP4. O MP4 só suporta formatos de vídeo “perdidos”, o que significa que há alguma perda de qualidade, mas o MKV suporta vídeos sem perdas usando a codificação FFV1.
Adequação para Streaming: MP4 Vence
Quando o MKV e o MP4 foram criados no início dos anos 2000, o conceito de streaming de vídeo como conhecemos hoje era algo distante. Por isso, não é surpresa que o streaming não fosse uma prioridade na época. Como resultado, o MKV não é o formato mais indicado para fazer streaming na web. No entanto, o MP4 foi atualizado para suportar dois protocolos de streaming: HLS e MPEG-DASH.
O HLS funciona apenas com os codecs H.264 e H.265 (HEVC), enquanto o MPEG-DASH funciona com qualquer codec que o MP4 possa conter. O HLS é usado principalmente em dispositivos da Apple, enquanto o MPEG-DASH é mais aberto. Ambas as tecnologias permitem o streaming com diferentes taxas de bits, o que as torna adequadas para transmitir vídeos em sua rede local ou pela internet.
Tamanho do Arquivo: Empate
Assim como na qualidade de vídeo e áudio, não deve haver diferença prática entre um arquivo MKV e um arquivo MP4 se ambos usarem as mesmas configurações e codecs. No entanto, os arquivos MKV podem acabar sendo muito maiores do que os arquivos MP4 porque podem conter mais faixas de áudio e vídeo.
Isso significa que, se você não precisa das faixas de idioma extras, o espaço extra que os arquivos MKV ocupam é desperdiçado.
Compatibilidade de Reprodução: MP4 Vence
Você poderia esperar que o MKV, por ser gratuito e de código aberto, fosse mais compatível do que o MP4, mas na verdade é o contrário. O MP4 tem um suporte quase universal, especialmente em TVs inteligentes, dispositivos portáteis e players de mídia. A maioria dos sistemas operacionais já vem com players de vídeo que suportam o MP4, então não é difícil ver qual formato é mais compatível.
Se você quiser reproduzir arquivos MKV, geralmente precisa baixar um player especializado como o VLC, ou garantir que a smart TV ou o player de mídia que você comprou também suporte o formato MKV. Além disso, todos os navegadores modernos têm suporte nativo para reproduzir arquivos MP4, tornando-o um formato muito comum na web.
Outro problema com os arquivos MKV é que eles podem conter praticamente qualquer formato de áudio e vídeo. Assim, mesmo que um dispositivo suporte o formato do container, ele pode não conseguir reproduzir o conteúdo de áudio ou vídeo do arquivo.
Facilidade de Criação: MP4 Vence
Como o MP4 suporta apenas alguns codecs, é raro ter problemas ao reproduzir um arquivo nesse formato. A maioria dos dispositivos reproduz MP4 sem dificuldade, a menos que algo incomum tenha sido feito durante a criação do arquivo.
Por outro lado, criar um arquivo MKV é um processo mais complicado do que criar um MP4. Então, a menos que você precise das várias faixas de mídia, menus, capítulos e outros recursos extras do MKV, não vale a pena o esforço.
Versatilidade: MKV Vence
Embora seja provável que você precise de um player específico para reproduzir arquivos MKV, não há dúvida de que este formato é o mais versátil dos dois. Com os MKVs, você pode escolher qualquer codec que desejar, o que, como mencionado antes, pode ser um problema se o player não oferecer suporte para o codec escolhido.
Os arquivos MKV podem conter uma grande variedade de combinações de vídeo e áudio em um único arquivo. Por isso, são ideais para fazer cópias de segurança comprimidas de alta qualidade de seus DVDs e Blu-Rays, preservando praticamente todo o conteúdo original. Isso é útil se você quiser transferir sua coleção de discos físicos para uma solução de streaming doméstica, como o Plex. A alternativa seria criar imagens de disco, mas esses arquivos de vídeo de alta qualidade ocupam muito espaço em comparação com um arquivo MKV comprimido.
Ambos os formatos têm uma versão de áudio apenas. M4A e MKA. O M4A suporta apenas a codificação AAC com perda de qualidade, enquanto o MKA suporta formatos sem perdas, como o FLAC.
Além disso, o MKV suporta vídeo 3D em seu formato .mk3d. Embora displays 3D não sejam mais comuns, é interessante saber que o MKV permite a preservação desse conteúdo, e óculos de realidade virtual ainda podem reproduzir filmes em 3D.
Convertendo Entre os Formatos
Não há uma razão real para converter um arquivo MP4 para um arquivo MKV, mas você pode frequentemente querer converter um vídeo salvo como MKV para MP4 — geralmente para que ele funcione em dispositivos móveis, TVs inteligentes ou players de mídia. Você também pode descobrir que não precisa das faixas de idioma ou vídeo extras, então converter um MKV para MP4 pode economizar espaço de armazenamento.
Usar software conversor de vídeo em seu computador Windows ou Mac para realizar uma conversão não é difícil, mas você terá que escolher qual faixa de vídeo e áudio do MKV irá para o MP4. Se você quiser manter versões multilíngues de um arquivo MKV, terá que criar vários arquivos MP4, cada um com a combinação de áudio e vídeo que você precisa. Quanto às legendas, você pode ter que extrair os arquivos de legenda do contêiner de vídeo MKV. Desde que o arquivo de legenda esteja na mesma pasta do MP4 e tenha o mesmo nome, a maioria dos players de MP4 o tornará automaticamente disponível.
Conclusão
Se você está procurando um formato com maior aceitação e produção mais simples, sem faixas de multi idiomas como é o caso de um DVD, ou até mesmo os grandes streaming como Amazon Prime Videos, com certeza o seu formato é o MP4, agora se vai fazer um projeto multi idioma, mais robusto, terá que usar o MKV.
Vou deixar um artigo com 5 melhores editores de vídeos totalmente grátis, confira.
Quer aprender a como converter arquivs MKV para MP4?
Tenho uma materia explicando passo a passo a como fazer essa conversão usando um software totalmente gratuito, clique aqui e confira.