Para muitos, o Google Drive é uma ferramenta indispensável para armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem. No entanto, configurá-lo de forma correta pode se tornar uma grande dor de cabeça e acabar perdendo arquivos.
Neste guia passo a passo, vou te ajudar no processo de configuração do Google Drive no seu computador. Desde a instalação do aplicativo até a sincronização de pastas e arquivos, vamos te guiar em cada etapa do caminho.
Baixando e Instalando o Google Drive
Abra o Google Chrome e entre no seu google drive, em seguida clique nas configurações com o ícone de engrenagem e no sub menu clique em “Use o Drive no computador”.
Você será redirecionado à página oficial para baixar o Google Drive, é importante usar esse caminho e não baixar de outros lugares, pois existem muitos arquivos alterados feitos para roubar dados como email e senhas de acesso.
- Nessa página clique no botão ” Fazer o Download do Drive para computador” e aguarde o download, o arquivo tem uma média de 180Mb, leva cerca de 1 a 2 minutos dependendo da velocidade da sua internet.
- Download concluido, é só clicar no icone de instalação.
- Na página do assistente de instalação, basta clicar em instalar.
- Em seguida em iniciar.
Fazendo Login no Google Drive
Após a instalação, agora é a hora de adicionar a sua conta Google que deseja sincronizar com o computador, clieque em Iniciar.
- Clique no botão “Fazer Login”
- Se você já estiver logado na sua conta no navegador Google Chrome, é só clicar na conta desejada.
- Tenha muita atenção nessa hora, pois as vezes tem mais de uma conta logada, certifique-se de selecionar a conta correta.
- Aqui é um avuso sobre o que já havia citado a cima sobre arquivos alterados, mas como foi baixado direto do servidor do Google, não tem problema, clique em Fazer Login.
- Pronto, agora a sua conta Google está associada ao programa Google Drive para computador, mas ainda faltam as configurações.
Configurando o Google Drive
Agora vamos configurar o que queremos que seja sincronizado automaticamente, existem as pastas padão recomendadas, mas você pode selecionar outras pastas, mas cuidado para não cometer o erro de sincronizar o Drive C: completo, ou pastas de programas e sistemas, pois são gigantes e desnecessários.
- Selecione as pastas que deseja sincronizar, eu recomendo essas 3 (Desktop, Documentos e Downloads).
- Caso queira adicionar outras pastas é só clicar em Adicionar pasta e escolher as pastas desejadas, mas não selecione as pastas Fotos e Vídeos, elas serão adicionadas posteriormente.
- Tudo certo, é só clicar em Próximo.
Entenda a diferença entre sincronização com o Google Drive e Google Fotos.
- A sincronização com o Google Drive sincroniza o arquivo criado ou editado.
- O Backup do Google fotos, cada arquivo de foto ou vídeo, é único, então se você tirou uma foto e a foto foi para o Google fotos e depois você pegou a mesma foto e editou, colocou filtro ou quanquer alteração, ele irá fazer um backup como um novo arquivo, mantendo os 2.
Entendido essa parte clique em OK.
Aqui é onde você irá selecionar as pastas de fotos e vídeos para serem sincronizadas no Google Fotos, não estarão visiveis no Google Drive, mas sim no Google Fotos.
Recomendo selecionar as duas opções e clicar em Próximo.
Aqui você confere se marcou tudo certo, se estiver correto clique em Próximo.
Aqui é um breve explicativo, só clicar em próximo.
Agora clique em Abrir o Drive
Agora o Google drive ira sincronizar, fazer o Upload dos seus arquivos das pastas selecionadas, essa etapa pode demorar minutos ou até horas, dependendo da quantidade de arquivos e velocidade da internet.
Onde ficam os arquivos?
Como exemplo, criei um arquivo TXT com o nome de Arquivo teste area de trabalho.
Abra o navegador Google Chrome e acesse o Google Drive e os arquivos estão todos lá organizados.
Essas duas pastas são as pastas criadas no artigo anterior que explico como usar o Google Drive, se você ainda não viu é só clicar aqui e aprender.
Em Meu Laptop estão as respectivas pastas e arquivos conforme foram configurados.
Clicando sobre a pasta Desktop podemos ver os arquivos, inclusive o arquivo teste area de trabalho.txt está lá também.
Agora com tudo instalado, configurado e sincronizado, você pode seguir com os seus trabalhos tranquilamente.