Para muitos, o Google Drive é uma ferramenta indispensável para armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem. No entanto, configurá-lo de forma correta pode se tornar uma grande dor de cabeça e acabar perdendo arquivos.

Neste guia passo a passo, vou te ajudar no processo de configuração do Google Drive no seu computador. Desde a instalação do aplicativo até a sincronização de pastas e arquivos, vamos te guiar em cada etapa do caminho.

Baixando e Instalando o Google Drive

Abra o Google Chrome e entre no seu google drive, em seguida clique nas configurações com o ícone de engrenagem e no sub menu clique em “Use o Drive no computador”.

Google Drive no Computador Painel

Você será redirecionado à página oficial para baixar o Google Drive, é importante usar esse caminho e não baixar de outros lugares, pois existem muitos arquivos alterados feitos para roubar dados como email e senhas de acesso.

Google Drive no Computador Download
Google Drive no Computador Inicio da instalação
Google Drive no Computador Instalar
Google Drive no Computador Iniciar

Fazendo Login no Google Drive

Após a instalação, agora é a hora de adicionar a sua conta Google que deseja sincronizar com o computador, clieque em Iniciar.

Google Drive no Computador Iniciar 2
Google Drive no Computador  Fazer Login
Google Drive no Computador  Selecionando a conta
Google Drive no Computador  Login
Google Drive no Computador  Login com sucesso

Configurando o Google Drive

Agora vamos configurar o que queremos que seja sincronizado automaticamente, existem as pastas padão recomendadas, mas você pode selecionar outras pastas, mas cuidado para não cometer o erro de sincronizar o Drive C: completo, ou pastas de programas e sistemas, pois são gigantes e desnecessários.

  1. Selecione as pastas que deseja sincronizar, eu recomendo essas 3 (Desktop, Documentos e Downloads).
  2. Caso queira adicionar outras pastas é só clicar em Adicionar pasta e escolher as pastas desejadas, mas não selecione as pastas Fotos e Vídeos, elas serão adicionadas posteriormente.
  3. Tudo certo, é só clicar em Próximo.
Google Drive no Computador Selecionando as pastas

Entenda a diferença entre sincronização com o Google Drive e Google Fotos.

Entendido essa parte clique em OK.

Google Drive no Computador diferencas

Aqui é onde você irá selecionar as pastas de fotos e vídeos para serem sincronizadas no Google Fotos, não estarão visiveis no Google Drive, mas sim no Google Fotos.

Recomendo selecionar as duas opções e clicar em Próximo.

Google Drive no Computador fotos e videos

Aqui você confere se marcou tudo certo, se estiver correto clique em Próximo.

Google Drive no Computador proximo

Aqui é um breve explicativo, só clicar em próximo.

Google Drive no Computador verificação

Agora clique em Abrir o Drive

Google Drive no Computador Abrir

Agora o Google drive ira sincronizar, fazer o Upload dos seus arquivos das pastas selecionadas, essa etapa pode demorar minutos ou até horas, dependendo da quantidade de arquivos e velocidade da internet.

Google Drive no Computador Upload dos arquivos

Onde ficam os arquivos?

Como exemplo, criei um arquivo TXT com o nome de Arquivo teste area de trabalho.

Google Drive no Computador  Teste

Abra o navegador Google Chrome e acesse o Google Drive e os arquivos estão todos lá organizados.

Essas duas pastas são as pastas criadas no artigo anterior que explico como usar o Google Drive, se você ainda não viu é só clicar aqui e aprender.

Em Meu Laptop estão as respectivas pastas e arquivos conforme foram configurados.

Clicando sobre a pasta Desktop podemos ver os arquivos, inclusive o arquivo teste area de trabalho.txt está lá também.

Google Drive no Computador encontrando os arquivos

Agora com tudo instalado, configurado e sincronizado, você pode seguir com os seus trabalhos tranquilamente.

plugins premium WordPress