O Google Drive é uma ótima ferramenta para guardar seus arquivos importantes sem o risco de perdê-los e ainda o mais legal é poder acessar de qualquer outro computador ou smartphone semente fazendo o Login.
O Google disponibiliza 15GB Grátis, mas caso queira assinar um plano maior é só clicar aqui e ver as opções.
Fazendo Upload no Google Drive
No painel do Google Drive você vai clicar no botão + NOVO conforme mostra a foto abaixo.
Em seguida abrirá um submenu com várias opções, clique na opção “Upload de arquivo”.
Selecionando o arquivo
- Vai abrir uma janela de navegação, navegue até achar o arquivo desejado que deseja fazer o Upload.
- Selecioone o arquivo, ou se desejas fazer uppload de mais de um arquivo de uma vez, segure a tecla CTRL e selecione os arquivos
- Com tudo selecionado, clique no botão “Enviar”.
Se tudo der certo, você verá a barra de progresso do Upload e quando terminar ele mostrará um Check em verde.
Como aqui não criamos e nem selecionamos em qual pasta será feito o Upload, ele será feito na raiz do drive, é só clicar na opção Meu Drive no menu lateral esquerdo e vera o arquivo.
Upload por Drag And Drop (Clicar e arrastar)
Você pode também abrir a janela do explorador de arquivos até onde o seu arquivo se encontra, clicar com o botão esquerdo, segurar e arrastar até a pasta do drive e soltar la dentro, vai funcionar da mesma forma.
Upload de pasta completa
Funciona da mesma forma que fazer upload de arquivos individuais, mas ao invés de clicar em Upload de arquivo, clique na opção de Upload de pasta.
- Navegue pelo explorer até encontrar a pasta desejada.
- Selecione a pasta desejada ou se preferir segure a tecla CTRL e selecione mais de uma pasta.
- Com tudo selecionado clique no botão fazer Upload.
O resultado será esse, note que tem o arquivo individual que fizemo upload no início e agora tem a pasta Teste também.
Criando pastas e organiozando o Drive
Eu recomendo organizar por pastas ao invés de fazer uploads todos juntos, fica mais fácil de encontrar os arquivos, e funciona da mesma forma qie no computador, podendo criar Pastas e Sub Pastas.
Para começar clique no menu +Novo e selecione a opção “Nova Pasta”
Abrirá uma janela para colocar o nome da pasta a ser criada, feito isso clique no botão “Criar”.
Após criado as pastas, você pode navegar pelo menu esquerdo acessando as pastas e sub pastas, nesse meu exemplo criei várias pastas para exemplificar como pode ser feito bem organizado.
Compartilhando um arquivo ou pasta
Para compartilhar um arquivo ou pasta, basta selecionar o arquivo ou pasta e irá aparecer um menu na barra superior com várias opções, é só clicar no ícone do bonequinho+.
- Irá abrir uma janela para configurar:
- digite o email para a pessoa com quem deseja compartilhar.
- Selecione as opções se a pessoa poderá “Ler, Comentar ou Editar.
- Essa opção é para copiar o link para enviar por Whatsapp ou outro App mensageiro.
- Tudo preenchido, é só cliecar em enviar que a pessoa selecionada receberá um email com o link e permissão.
Espero ter ajudado a entender um pouco sobre o Google Drive, caso queira fazer de forma automática, ou seja, sincronizando pastas do seu computador automaticamente, veja esse artigo.